Juros ou Taxa de Juros?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Geralmente lemos nos jornais ou ouvimos alguém dizer assim: os juros do cartão de crédito são astronômicos!! 10% ao mês!!!

Bom, esse é um exemplo, de muitos outros, de equívocos sobre o conceito de Taxa de Juros e Juros propriamente dito.

Taxa de juros é o quanto em termos realtivos (na maioria das vezes, percentuais), o seu investimento é remunerado. Ou seja, 10% é uma taxa de juros, de rentabilidade, perda/ganho.

Já os juros propriamente dito, é a quantidade a mais (ou a menos) que o seu capital ganha (ou perde). Ou seja, mede a quantidade absoluta do ganho ou perda da sua aplicação, sob a ótica meramente contábil.

Exemplo: uma aplicação de 100 reais renderá 5% ao ano.

Veja como ficariam as contas:

A taxa de juros é 5% ao ano.
Juros = 100 x (1,05) – 100 = 5 reais.

Apesar de simples este post, ele é importante para evitarmos alguns equívocos em interpretações futuras de manchetes ou na vida real mesmo. Entender essa diferença básica dos conceitos é fundamental para a educação e aprimoramento financeiro de cada indivíduo. Principalmente para não se deixar levar em situações onde o ganho absoluto foi muito grande, mas ao se medí-lo em comparação ao investimento inicial, o ganho relativo foi pequeno.

Note que ao medirmos os rendimentos ou qualquer outra variável com percentagem, conseguimos comparar um investimento X com outro investimento Y, verificando qual teve a melhor taxa de juros e, consequentemente, o melhor retorno sobre o investimento.

Forte abraço!

😉