Barato sai caro… Muito caro as vezes…

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Barato sai caro“O barato sai caro.” virou um jargão popular para expressar: pague um pouquinho a mais para ter muito menos aborrecimento e mais qualidade no produto/serviço que está comprando.

Quantas vezes deixamos de comprar algum equipamento, algum móvel ou até mesmo um carro um pouquinho melhor, pelo simples fato de acharmos que ele está muito além daquilo que estamos dispostos a gastar?

Muito teórico né? Acho melhor ilustrar com alguns exemplos simples:

Quando precisamos comprar um móvel, e encontramos AQUELE que nos interessa e preenche todos os nossos requisitos e desejos! O olho chega a brilhar! Mas… Quando vai ver a etiqueta, ele está muito além das nossas expectativas. Será?

Computador: comprar as peças de última geração, o produto mais novo é realmente tão caro assim? E se você medir o preço pela quantidade de tempo a mais que você vai poder ficar com esse computador, sem precisar fazer alguma atualização e/ou manutenção? Será que você consegue “ganhar” mais uns 6 meses ou até mesmo 1 ano com isso? E os preços, já mediu essa diferença?

Para finalizar os exemplos: carro. Se o carro não é para trabalho, para sua firma, mas pelo simples uso pessoal, por que não comprar algo que você olhe, entre, goste, se sinta confortável e te agrade? Claro que um Porsche é melhor do que um Fiat Uno. Porém, encontrar um carro numa faixa de preço que você esteja disposto a pagar, e de repente, encontra numa outra concessionária AQUELE modelo, que te enche os olhos, o banco te abraça e o volante pede pra ser dirigido… Isso tem preço? Mesmo que seja um pouquinho a mais, quanto de satisfação você vai “extrair” disso? Já pensou nisso?

Por isso que eu sempre sugiro quando alguém me apresenta um dilema nesse aspecto: será que vale a pena comprar o mais barato hoje, em troca de um aborrecimento maior no futuro com produtos/serviços de qualidade inferior ou, menor satisfação, com aquela pulga atrás da orelha “poderia ter pago um pouquinho mais e estar super satisfeito”?

Em suma, o que hoje é barato, amanhã pode te custar muito mais caro do que você imagina! Sem contar quando compramos algo que ponha nossa vida em risco!

Sua vida vale esse “barato”?

Forte abraço!!
😉