O que são Ações?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

AçõesAções.

Um assunto muito extenso, complexo e cheio de variáveis difíceis de se colocar em um texto direto e objetivo. Não vou entrar em muitos detalhes neste post.
Mais precisamente, uma ação é um “pedacinho” de uma empresa. No Brasil, as ações se dividem basicamente em dois tipos: ordinárias e preferenciais.

Ordinárias: ação que dá direito a voto na assembléia de acionistas da empresa. 1 ação = 1 voto.
Preferenciais: ação sem direito a voto em assembléia, mas com preferência sobre a distribuição de dividendos.

Há também uma diferença em termos de Tag Along*, que explicarei na nota de rodapé.

Quando você detém uma ação, é o mesmo que deter parte do lucro/renda auferido por aquela empresa. Toda empresa é obrigada a distribuir pelo menos, 25% do lucro líquido de suas operações aos acionistas, exceto quando a administração ache necessário reter o lucro do período, com o intuito de reinvestir para gerar mais valor para o acionista; essa prática requer que a maioria dos acionistas detentores das ordinárias seja a favor dessa prática.. Uma empresa que lucre bastante, tende a ter bons dividendos e, consequentemente, uma boa valorização no longo prazo.

Como se ganha (ou perde) dinheiro com ações:

Ganha-se dinheiro com ações através da distribuição de dividendos que a empresa efetua periodicamente, conforme sua política de distribuição de dividendos (facilmente acessado nos sites de empresas que têm ações em bolsa); e além disso com uma possível valorização da ação. Exemplo: você compra uma ação por 20 reais. Ao final do ano você recebe 1 real de dividendos e a ação passa a ser negociada, por um motivo qualquer, a 22 reais.
Contas:
Dividendos = (1/20) = 5% de ganho
Valorização da ação = 10%

Ganho total: 5% + 10% = 15% de ganho ao final do ano.

É assim que funciona o mercado de ações.

Agora, e como se perde dinheiro?
Dividendos = (1/20) = 5%
(des)Valorização da ação para 15 reais: -25%

Ganho total: 5% – 25% = -20%. Ou seja, apesar de receber dividendos, a ação lhe proporcionou uma perda de 20%.

Mais pra frente, volto ao assunto para debater sobre as vantagens e desvantagens de investir em ações, o que esperar, o que procurar.

Enfim,
Espero ter contribuído em alguma coisa para a cultura financeira de vocês.

Maiores informações sobre ações, direitos dos acionistas, diferenças entre as ações, negociações:
www.bovespa.com.br

Forte abraço,
😉

—————————————————————————-

Nota:

* Tag Along é um direito que o acionista minoritário possui quando a empresa está sendo vendida. Ou seja, se você possui ação da empresa X e essa empresa for vendida, dependendo do Tag Along, que pode chegar até 100%, você recebe o preço integral do valor  proposto pelo comprador. Na maioria das empresas, o Tag Along é de 80% para as ações.

Procure ver na parte de governança corporativa do site da empresa esses valores. Pode parecer bobo, mas nunca se sabe o dia de amanhã no mundo dos negócios…