Hora das compras: carro novo

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

carroA pedidos de um leitor do blog, o post de hoje é dedicado ao carro zero km. O mesmo pensamento pode ser usado para a compra de um carro usado também.

 As pessoas têm prioridades diferentes na hora da escolha de um carro: design, desempenho, espaço, comodidade, etc. Não vou me estender nisso, já que não é o foco deste post.

Entretanto, antes de comprar o carro, no caso, zero km, dê uma olhada em algumas características facilmente encontradas em jornais e internet. São elas:
  • Custo do seguro do automóvel – caso queira contratar um seguro.
  • Taxa de depreciação do automóvel ao longo do tempo. Exemplo: 20% ao ano.
  • A perda de valor quando você retira o veículo da concessionária. Um automóvel de R$ 50.000 vai valer menos que o seu valor de compra imediatamente após sair da concessionária. Uns carros desvalorizam mais que outros.
  • Tempo médio necessário na hora de revenda. No futuro, quando você quiser trocá-lo/vendê-lo, certamente um carro importado que ninguém tem ou queria,  será muito mais difícil de negociar do que um carro que boa parte da população já tenha.
  • Custo de manutenção do carro, como revisão e eventuais trocas de peça. Afinal de contas, o carro não dura para sempre.
  • Rede de oficinas credenciadas para manutenção do seu veículo.
  • Quantidade de peças importadas que o veículo tem: hoje não é tão difícil de se importar uma peça, mas do jeito que o Brasil é, quem garante o futuro amanhã e os possíveis impostos/dificuldades na importação dessas peças?
  • Índice de roubo do carro: é importante saber, já que isso influencia diretamente o preço do seguro contratado. Exemplo: o carro Gol da Volkswagen possui um seguro relativamente caro, dentre outras razões, porque é o “carro mais roubado”.
  • O combustível utilizado, se ele é flex ou apenas um combustível. Isso também influencia o cotidiano com o carro e também uma negociação futura, já que carros flex costumam ter mais receptividade no mercado.

Enfim, além de outros pontos, creio que esses são os mais importantes. O leitor mais atento certamente poderá contribuir com algum outro ponto ou dica para enriquecer ainda mais esse post.

Numa outra oportunidade escreverei os principais custos que se devem olhar e como calcular.

E por último, caso você queria procurar informações sobre um modelo em específico, entre em Carros na Web – A opinião do dono, um excelente site onde os donos dos automóveis escrevem e comentam o que acham dos seus veículos!

😉