Pagar aluguel: prós e contras

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Pagar aluguelAluguel: quais são as suas vantagens e desvantagens quando vamos morar em algum imóvel alugado? Quanto a pagar algum aluguel para abrir um negócio, como uma sala comercial, loja ou qualquer outro tipo, prefiro deixar para uma outra oportunidade, pois o raciocínio é um pouco diferente.

Geralmente, as pessoas que pagam aluguel não o fazem por opção, mas por necessidade. É difícil estar em algum momento de nossas vidas em que tenhamos muito dinheiro disponível para comprar um apartamento/casa. Ou, até mesmo em uma situação menos extrema, quando temos um salário/renda que nos dê uma folga para pagar alguma parcela de financiamento. E como moradia é uma necessidade imediata, não pode ser deixada “para depois”. Por isso recorremos ao aluguel.
As vantagens de morar de aluguel são:
  • Custo baixo para morar em algum lugar: você não precisa “enterrar” uma quantia enorme de dinheiro no momento, neste lugar. Pense como uma fotografia: você simplesmente gasta uma pequena parcela de dinheiro para ter o direito ao teto.
  • Possibilidade de se mudar sem ter que vender o imóvel com alguma desvalorização, quando o local deixar de ser confortável ou conveniente; assim evita-se a perda do dinheiro colocado neste apartamento. Pense numa família cujos filhos já se casaram e se mudaram. A casa “fica grande” e vazia. Ou quando algum parente não está mais aqui entre nós e a casa fica sem brilho. Até mesmo quando algum fato externo atrapalha nossa vida naquele imóvel, como a construção de um outro edifício indesejado, aumento da violência no lugar, trânsito, etc etc…
  • Se você tem alguma grande quantia de dinheiro disponível para comprar um apartamento e ao invés disso, mora de aluguel, tem a oportunidade de utilizar este dinheiro para investir em outras modalidades de investimento, como ações, títulos, empresas… Repare que este ponto em questão é extremamente perigoso, pois é preciso sempre que, na média, os seus ganhos com seus investimentos sejam suficientemente superiores ao aluguel e a inflação do período. De nada adianta investir e conseguir ganhar, mensalmente, o valor do aluguel. No ano seguinte, o seu aluguel será reajustado e você pode caminhar pra trás e ter que sair do imóvel em que está morando, já que seus investimentos não acompanharam a inflação e por isso você não tem mais como pagar o aluguel do apartamento.
As desvantagens de morar de aluguel:
  • Estar sujeito a, depois de um prazo pré determinado em contrato (após 1 ano geralmente), o proprietário resolver reajustar o aluguel do imóvel acima da inflação, ou mais ainda, acima do preço que você teria em mente. E caso você não concorde, pode tentar negociar o novo contrato. E se o novo acordo não lhe agradar, o máximo que você pode fazer é sair e procurar outro.
  • Ficar mais vulnerável a flutuações econômicas: pessoas que moram em apartamento/casa própria geralmente conseguem manter um nível de consumo constante, ou varia menos do que aquele que mora de aluguel. Explico: conforme já apontado nos pontos acima, uma pessoa que mora pagando aluguel, estará sujeita a inflação (que, em tempos ruins tende a ser alta, na maioria das vezes) e com isso, se seu salário/renda não for reajustado na mesma velocidade, ocorrerá que, depois de um período relativamente curto, o pagamento do aluguel estará “comendo” quase todo o orçamento mensal, diminuindo a quantidade de dinheiro destinada as outras áreas como até mesmo o próprio lazer.
  • Conforme falei no terceiro ponto sobre as vantagens, seria interessante citar aqui que, caso você tenha alguma quantia grande de dinheiro disponível e ache que conseguirá investir este montante e conseguir extrair dessa grana um rendimento suficiente para pagar seu aluguel, tenha cuidado. Se isso fosse fácil, muitos já teriam feito isso e enriquecido. E na maioria das vezes, ocorre o contrário: investimos e, na maioria das vezes, “erramos o tiro”, e perdemos o dinheiro. Portanto, fique atento a isso.
No final, cabe a você, leitor, optar pelo que melhor serve para você agora.
É importante também sempre ter algum horizonte de tempo à sua frente: se você está morando no lugar temporariamente, como algum estudante de faculdade ou alguma mudança repentina na sua vida e para isso você precisa de tempo para se organizar, alugar um apartamento ou casa pode ser extremamente útil e prático. Já se você pretende ficar no lugar/bairro por mais tempo, planeja ter uma família com dois, três ou quantos filhos quiser, ficar a vida toda por lá também, é hora de começar a pesar se vale a pena ou não comprar algum apartamento/casa nesta região.
É chato de pensar e refletir a respeito. Vai nos consumir muitos finais de semana pensando e calculando as hipóteses e idéias que vão surgindo ao longo do tempo. Mas vale mais gastar esse tempinho inicialmente do que se afogar em empréstimos para quitar dívidas não pagas.
Forte abraço!
😉