Googlemaps e outras dicas para ajudar o seu natal e fim de ano

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

googlemapsO que o Googlemaps tem a ver com o assunto do nosso blog? A princípio, nada. Mas, além de muitas funções que esse programa (gratuito) disponibiliza, existe uma bem particular que gosto muito e gostaria de compartilhar com vocês: avaliação em tempo (quase) real do trânsito na sua cidade. Para isso, basta que abra o site do googlemaps e no canto superior direito, clique no menu e selecione a função “trânsito”, caso o seu Googlemaps esteja em português.

Ok, feito isso, o que isso nos proporciona? Só a visão do trânsito da cidade? Que emocionante hein… Pois é, só que não é bem assim. Usando ele de forma adequada, pode ser um grande quebra galho e poupador de tempo na sua vida.

Primeiro é preciso que você tenha noção se o Googlemaps capta imagens do tráfego da sua cidade. Se a cidade ou a rua tiver uma movimentação não-significativa para o programa, infelizmente ele não vai captar. Não sei dizer quais são os parâmetros e regras para a captação da imagem. Entretanto, se a sua cidade é relativamente grande, o programa será capaz de captar imagens das principais vias e rodovias do lugar.

Independentemente de andar de carro, ônibus ou taxi, seria interessante você poder dar uma olhada na foto da sua cidade e poder prever, com uma boa dose de precisão, o tempo que você deve levar, do ponto A ao ponto B. Dessa forma, ficou imensamente mais fácil poder se programar na hora de sair de casa, escolhendo o melhor horário ou o melhor momento, sabendo que o caminho escolhido está engarrafado e você pode ir por outro, com uma boa dose de previsibilidade. Eu uso esse recurso frequentemente, e, sinceramente, tem gerado resultados muito bons, pois:

  • Gasto muito menos gasolina, já que diminuo o tempo em que fico com o carro parado no trânsito;
  • Menor estresse na direção;
  • Sei qual via posso seguir ou tentar mudar a rota;
  • Posso avaliar qual é o melhor lugar para pegar o ônibus para o meu destino;
  • Avaliar possíveis atrasos de algum compromisso com alguém em um lugar qualquer;
  • Evitar caminhos que tenham bolsões d´água em momentos de temporal/chuva forte
  • Etc etc etc…

Esse recurso fica ainda melhor se você tem um celular ou tablet com internet. Pode ajudar imensamente a sua locomoção e evitar estresses desnecessários, quando você pega um caminho engarrafado, sem querer. Pode pedir até para a pessoa que está de carona com você para ser seu navegador.

Claro que o uso do Googlemaps vai muito além da ferramente de trânsito, mas para quem anda de carro, ela é peça fundamental. Ainda mais se você quer traçar uma rota hipotética para algum lugar qualquer. Além de desenhar a rota no mapa, ele calcula o tempo (média), dá as ruas que você tem que entrar, virar, parar, e as suas distâncias; rotas alternativas; e o melhor de tudo: permite uma visão local da região: basta aumentar o zoom ao máximo que, se o Googlemaps tiver fotos daquele lugar, você pode reconhecê-lo facilmente ao passar por ali.

Há também outras funções como a previsão do tempo, que o Googlemaps oferece. Mas não uso muito. Estou apenas compartilhando com vocês uma função que acho extremamente importante e útil para todos, principalmente para quem tem celular com conexão à internet. O Googlemaps é um excelente quebra galho!

Se você não acredita, veja a riqueza de detalhes oferecida pelo Googlemaps para a cidade do Rio de Janeiro, em uma sexta feira, as 20:40, dia 14 de dezembro de 2012:

googlemaps

 

Deu pra ver como é rico em detalhes? “Do leme ao pontal”, dá para ter noção de como o trânsito está e você pode se prevenir disso. Procurando rotas alternativas ou melhor, acompanhando, em tempo real, até que ponto o trânsito ainda está “ruim” sob o seu ponto de vista.

Em suma, o Googlemaps ajuda, e muito, a nossa vida prática quando andamos na rua em algum transporte rodoviário.

Forte abraço!

😉

  • Helena

    Interessante esse texto … nem sabia q dava pra ver isso!