Economizar energia no verão, reduzindo a dependência de ventiladores e ar condicionado

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

economizar energiaEconomizar energia ajuda a diminuir a nossa conta de luz. Em geral, quando estamos no verão, a nossa conta de energia geralmente aumenta em função do maior uso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado. No inverno, pode-se atribuir relativo aumento à conta de energia em função do maior uso de chuveiros elétricos para aquecer a água. Mas creio que, no verão, o aumento da conta de luz é muito mais significativo do que no inverno.

Encontrar uma maneira de economizar energia é fundamental! Algumas casas (ou prédios) têm coletores de energia solar e reutilizam essa energia de alguma outra maneira, como na iluminação interna do condomínio ou algum ponto. Infelizmente, esse procedimento ainda é extremamente caro e tem um rendimento relativamente baixo. Porém, um hábito, simples, que pode ajudar a economizar energia e, conseqüentemente, sua conta de luz: uma bacia com água (temperatura ambiente mesmo) e um pouco de sal grosso.

Experimente encher uma bacia com água da bica, em temperatura ambiente. Adicione um punhado de sal grosso, pouca coisa, só para que a água não esteja potável. Deixe esta bacia em frente a algum lugar onde você possa se sentar relaxadamente: poltrona, cadeira da cozinha, cadeiras em geral, sofá… Quando você chegar do trabalho ou da rua, fique à vontade primeiro e logo em seguida, mergulhe seus pés nessa bacia com água e sal. Não serão necessários mais do que 3 minutos para você sentir a sua sensação de calor reduzindo drasticamente e mais alívio, e reduzindo sua necessidade de algum ventilador e ar condicionado, e conseqüentemente, economizar energia. Se for do seu interesse, continue o tempo que julgar necessário com os pés dentro da bacia. Mal não fará.

Agora vamos esclarecer alguns pontos: por que isso funciona? Por que colocar sal grosso dentro da bacia com água?

Vamos lembrar de quando temos febre ou pelo menos quando vemos em alguns filmes pessoas com febre. O que é feito? O cuidador do doente bota panos molhados, com água fresca (ou gelada) nas regiões com maior circulação sangüínea e na cabeça, a fim de evitar um aumento grande de temperatura. As regiões são: cabeça, pescoço (não se coloca pano no pescoço), axilas, virílias e tornozelos/pés (essa região é pouco usada também). É claro que a única parte do corpo, citada acima, que você tem disponibilidade de mergulhar dentro de uma bacia de água são os pés e tornozelo. Ali passa quantidade suficiente de sangue que ajuda a esfriar todo o seu corpo. Por isso, utilizar a bacia de água ajuda a economizar energia, reduzindo a sua dependência de sempre estar com um ventilador à sua disposição e um ar condicionado.

Já o sal grosso tem uma função de limpeza. Se você tem algum machucado no pé, alguma feridinha bem leve, ou mordida de mosquito, o sal ajudará a limpar essa ferida, pelo fato da simples imersão do pé na água salgada e também contribuirá para redução do chulé do seu pé. Se você for preguiçoso e não quiser enxugar o pé ao retirá-lo da bacia, o sal grosso ajuda também a evitar frieiras e fungos que geralmente ocorrem nos pés e entre os seus dedinhos. Logo, o sal grosso não é essencial, mas é um complemento muito interessante para quem quer manter os pés limpos. Dizem também que o sal grosso ajuda a reduzir problemas de varizes e circulatórios, mas não tenho fontes precisas para afirmar isso. Veja aqui uma ilustração sobre veias e artérias do corpo humano.

Em suma, além de ajudar a economizar energia, a bacia de água com sal grosso ajuda você a manter seus pés limpos, e reduz a sua sensação de calor. Experimente. Parece bobo e sem sentido nenhum. Mas não há mágica: apenas aproveitando as regiões do seu corpo em que passa muito sangue, e utilizá-las a seu favor. Se você quiser testar em outras regiões, experimente molhar sua nuca com água da bica. Nada muito complicado. Encha a mão com água e jogue na sua nuca. A sua sensação de calor vai embora rapidinho. Mas a bacia é preferível, ok? Pois a água na bacia fica constantemente absorvendo o seu calor.

Mais ainda: se você costuma dormir com ar condicionado ligado e ventilador de teto, deixar essa bacia com água dentro do seu quarto ajuda a manter a umidade do ar, reduzindo os problemas respiratórios gerados pelo ar seco dos ventiladores e ar condicionado.

Economizar energia pode ajudar você a reduzir seus gastos com energia e aumentar o seu conforto. Fique atento a isso!

Forte abraço!

😉

  • Beatriz

    fico sensacional esse post 😉
    e comprovo!! até na preguiça de tirar a bacia do quarto tem seus efeitos!!