Investimento precisa de uma estratégia para ser feito adequadamente

Tempo de leitura: 3 minutos

investimentoQuando pensamos em investimento, a primeira idéia que nos vem a cabeça é: “coloco 100 reais hoje em algum lugar, e daqui a algum tempo (dias, meses ou anos), consigo resgatar 150 reais no ato do resgate da aplicação”. Esse é um exemplo de investimento financeiro. Outra forma de pensarmos em investimento está na nossa educação: para cada ano a mais de escolaridade, o salário médio tende a aumentar uma quantidade. Neste caso, você está investindo em educação e em você para resgatar, no futuro, um valor maior do que o que foi aplicado inicialmente.

Pois bem, o investimento pode tomar outros rumos, em outras áreas. Mas sempre conservando a idéia central que é: aplicar/investir hoje para receber mais no futuro. Mas é só isso? Basta que você simplesmente invista e amanhã você já está milionário???

Se você acha que é só isso, jogue na loteria. Todo investimento requer uma estratégia. E esse é o ponto que iremos abordar neste post.

Pode parecer muito bobo pensar que para fazer o depósito em uma poupança requer uma estratégia. Quando pensamos em estratégia, podemos lembrar daqueles filmes onde os comandantes de exércitos traçam planos e previsões em cima de um mapa, com a posição das tropas inimigas… Apesar de não sermos comandantes e nem estarmos combatendo um inimigo, precisamos sim, modelar nossos procedimentos para que consigamos atingir nossa meta.

O primeiro passo, na hora da modelagem da sua estratégia em investimento está em traçar uma meta: quero me aposentar com 50 anos de idade;  pretendo viajar daqui a 5 anos como se fosse um sultão; pretendo ficar 2 anos sem trabalhar e pra isso preciso juntar uma boa grana; etc etc etc. Você é o responsável por escolher a sua meta e correr atrás para alcançá-la.

O segundo passo consiste na verificação de quais ferramentas financeiras você tem ao seu redor: poupança, CDB, ações, títulos, private equity, ouro, jóias… Não importa qual é o objeto de investimento financeiro que você vai utilizar. O que importa é que você saiba usar o instrumento financeiro à sua disposição. De nada adianta dar um bisturi para um marceneiro; ou um secador de cabelo para um cirurgião. Ambos são instrumentos úteis, às suas funções; mas inúteis quando empregados em funções e pessoas que não detém a habilidade de utilização.

O terceiro passo é o lado prático: realizar o que você havia modelado. Se você se considera conservador e não quer perder um tostão sequer no seu investimento, e está contente com um rendimento bem pequeno, pode ser indicado um fundo de investimento conservador. Se você prefere um investimento mais arrojado, que possa te entregar mais dinheiro no futuro, mas com risco maior da perda do investimento durante o tempo, vale a pena procurar um fundo de investimento que misture os recursos com investimento em ações. E assim vai, sucessivamente. Novamente, os instrumentos que você vai utilizar dependem unicamente da sua habilidade em lidar com eles. Se você não sabe como funciona o investimento em ações ou em imóveis, não se aventure. Primeiro, invista tempo no seu aprendizado sobre aquela modalidade de investimento. Depois pratique-a, se achar que está enquadrada no seu perfil.

O quarto passo é manter a disciplina. Se na sua estratégia você estipulou em colocar, todo mês, 200 reais na poupança, não fuja a essa regra. A disciplina faz a riqueza. Mantenha-se empenhado nesse objetivo e não saia da linha. Se estavam nos seus planos que eventuais sobras de grana no final do mês seriam direcionados a essa poupança, faça. Não tente se enganar.

Quando o período de maturação do seu investimento chegar ao fim, seja na aposentadoria, ou os 2 anos esperados para fazer aquela viagem ao exterior, curta com tudo que tiver direito! Afinal, você trabalhou e planejou para que esse momento tão almejado chegasse! Então, aproveite e curta seu objetivo final com toda felicidade possível!

Espero ter ajudado!

Mais pra frente, escrevo sobre alguns tipos de estratégia que podem ajudar a modelar sua carteira de investimentos no futuro!